sábado, 10 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO






UNIDADE INTEGRADA
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Gestora: Odilene Bastos
Supervisora: Fátima Dourados

TEMA: A ORIGEM DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA

Dr. Danton Nóbrega para surpresa de muitos, foi o primeiro médico que trabalhou em Chapadinha, veio do Ceará e casou-se com uma moça chapadinhense. Em suas visitas a cidade, ele prestava serviços aos que lhe procuravam, fazendo honrar seu juramento de médico.
Nossa cidade ainda não tinha estrutura hospitalar e Dr. Danton Nóbrega chegou a fazer um parto cesariano improvisado em uma das salas, sobre gabinetes de máquinas de costura, na casa da senhora Ivanice Bastos, pois na época, era única casa com cômodos forrados, favorecendo o bom andamento da cirurgia, assim senhora Ivanice, como boa cidadã, emprestou sua casa para que ele salvasse a vida de uma senhora grávida que já tinha o filho morto na barriga, mas não podia ter parto normal. Este é um pequeno resumo da passagem deste médico que fez história em suas pequenas estadias em nossa cidade.
Logo depois chegou à nossa cidade, Dr. José da Costa Almeida, este também fez história, pois além de ser médico residente em Chapadinha, foi prefeito de nossa cidade por dois mandatos.
Não podemos deixar de citar os médicos: Dr. Sebastião, Dra. Iara, Dra Nizete, assim como, Dr. Pedro Monteles e Dr. Leví, Dr. Janarí ( já falecido), e os demais médicos que aqui residem.
Nessa jornada de pesquisas sobre a origem da saúde em Chapadinha, queremos prestar homenagem também aos primeiros cirurgiões- dentistas de nossa cidade. Destaca-se, Dr. José Faria Bastos, um dos pioneiros da saúde bucal em Chapadinha e no Baixo Parnaíba, prestando serviço no Sindicato dos trabalhadores Rurais de Chapadinha, no INSS (antigo INPS), no IPEM, no Hospital Benu Mendes (pela Prefeitura Municipal de Chapadinha) e nas cidades vizinhas: Anapurus, Buriti e Vargem Grande. E para melhor prestar homenagem a Dr. José Bastos, a escola Tancredo Neves traz à frente do pilotão dos dentistas, um aluno com uma placa original, utilizada no primeiro consultório do cirurgião- dentista.
Não poderíamos deixar de mencionar e homenagear também os odontólogos: Bindy ( Marido da Professora Rosirene) e Nelson Carneiro.

E os primeiros enfermeiros e bioquímicos formados: Dra. Nely, Dr. Shew, e Zizete.
Lembramos com carinho também das parteiras: Chiquinha Lôbo, Maria Santana, Zizi e Maria Delfina, que com seus conhecimentos naturais ajudavam às senhoras mães a trazer seus filhos ao mundo.

OBS:
Ordem dos pilotões:
1- Médicos
2- Dentistas
3- Enfermeiros/bioquímicos
4- Parteiras
5- Alunos de Farda

Nenhum comentário:

Postar um comentário